Leitura encenada

Miguel Sopas

26 abril | 18:00 | EB com JI de Pardilhó
Leitura encenada

Sinopse

Lembrando a necessidade de tratar autores clássicos portugueses e em ano de comemoração dos 500 anos de Luís de Camões, as leituras encenadas a partir de textos como, El Rei Seleuco ou Filodemo permitirão aos alunos uma experiência imersiva e uma renovada forma de abordar os clássicos.

Miguel Sopas trabalhará com alunos da EB cm JI integrado de Pardilhó a fim de apresentar à comunidade escolar, alunos e pais, uma leitura encenada a partir da obra Filodemo de Luis de Camões.

Miguel Sopas

Miguel Sopas Fotografias de Vitorino Coragem

Actor, encenador e formador. Iniciou o seu percurso artístico em 1998, no Teatro Amador de Pombal. Em 2004, concluiu o Curso de Teatro – opção de Formação de Actores, na ESTC, e, em 2007, o Curso de Teatro – ramo de Teatro e Educação, na mesma escola. Em 2010, concluiu uma pós-graduação em Filosofia – Área de Especialização em Estética, na FCSH-UNL, e frequenta actualmente o Mestrado em Estudos de Teatro na FLUL. Como actor profissional, trabalhou com encenadores como Rogério de Carvalho, Graeme Pulleyn, Miguel Loureiro, Maria João Luís e Bruno Bravo, entre outros, em estruturas como a Companhia de Teatro de Almada, o Teatro Regional da Serra do Montemuro, o Teatro da Terra ou a Primeiros Sintomas. Frequentou formações complementares com Mario Gonzalez, Nuno Pino Custódio, Filipe Crawford, Christophe Patty e Etienne Champion, Antonio Fava, Luis Miguel Cintra, e com a Companhia Philippe Genty, entre outros. Desde 2008 tem vindo a encenar espectáculos e a dirigir leituras a partir de textos de Anrique da Mota, Gil Vicente, William Shakespeare, António José da Silva, Samuel Beckett, Joe Orton e Pablo Albo – ora como convidado de estruturas de criação, ora em nome próprio. Tem também desenvolvido trabalho como formador, em diversos contextos, nas áreas de Interpretação e Dramaturgia.