Os Mosqu3teiros

ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones

22 abril | 21:30 | CTE, Cine Teatro de Estarreja
Bilhetes: 5€ | Reservas: bol

Sinopse

OS MOSQU3TEIROS, relata as aventuras de D´Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, na sua demanda para se tornar num dos célebres mosqueteiros que protegem o rei Luís XIII e a França de todo e qualquer perigo. No seu percurso, acaba por esbarrar em Athos, um alcoólatra, Aramis, um religioso com dificuldades em suprimir os seus desejos amorosos e Porthos, um homem que tem tanto de crédulo como de violento.
Juntos terão que defender o rei e a rainha dos esquemas arquitectados pelo Cardeal Richelieu, nos meandros dos corredores políticos. Nesta transcrição para o teatro, nos seus constrangimentos, nas suas leis e domínios procuramos que a arte se manifeste, concorrendo, desta forma, para a promoção da essência presente na obra original de Alexandre Dumas. Perseguindo sempre os princípios artísticos e estéticos que norteiam o trabalho da companhia desde a sua origem, o improviso é a base da desconstrução/construção e da descoberta dos mecanismos cénicos para dar forma a esta sinfónica aventura, perspectivando uma actualização da obra para um contexto moderno.

Ficha Técnica

  • Encenação: José C. Garcia
  • Co-criação: Ana Baleia, Angel Fragua, Beatriz Solis, João Figueira, Pedro Fino, Tiago Poiares e Samuel Querido
  • Espaço Cénico e Figurinos: Ana Baleia
  • Música: João Figueira
  • Assistência de encenação: Samuel Querido
  • Desenho de Luz: Pedro Fino
  • Desenho/cartaz: Tiago Poiares
  • Design de Comunicação: Jorge Portugal - Puretugal
  • Fotografia: Miguel Proença
  • Direcção de Produção: Alexandre Barata e Cesar Arias
  • Co-produção: ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones
  • Distribuição em Espanha: Cesar Arias - Marmore
Trans(h)umancia - Companhia Kopinxas
Trans(h)umancia - Companhia Kopinxas
Trans(h)umancia - Companhia Kopinxas
Fotografias de Juan Manuel Zamarreño Perez

ESTE – Estação Teatral

Na génese da Estação Teatral, em 2004, está a complementaridade de dois impulsos motores que, em sinergia, desembocam na compatibilidade entre (1) a pesquisa de uma IDEIA DE TEATRO, num movimento sem fronteiras, e (2) o diálogo em cumplicidade com a COMUNIDADE do seu contexto: a Beira Interior. O surgimento da companhia parte da iniciativa de um colectivo de profissionais que identificava a premência de um PROJECTO que dotasse uma região isolada, com acções consequentes e que transcendessem a natureza de “companhia de reportório” ou de “sala de espectáculos”. “Mãe preta”, primeira criação, inscreve já todo um ADN que se repercute até hoje, ora nos ensinamentos de ferramentas do antigo, como a MÁSCARA, ora na inspiração em teatros tradicionais/populares, como a manipulação de marionetas, ora ainda na dimensão de um TEATRO TOTAL dada pela prática dos contadores de histórias, ora, finalmente, pela perspectiva que faz imanar a arte da ENCENAÇÃO como o centro da escrita, numa autonomia proporcionada por uma DRAMATURGIA DO VER onde texto escrito é contemporâneo do ensaio. Desde 2004 a ESTE – Estação Teatral estreou 43 criações originais e já actuou em Espanha, Alemanha, Cabo Verde e Brasil, para além de um percurso consolidado de itinerância em todo o território português. Medalha de Mérito Cultural da cidade do Fundão em 2013.

MARMORE - Gestão e Distribuição Cultural

Desde os 18 anos de idade ligado ás artes performativas em Espanha, Cesar Arias, colaborou em diversos projectos profissionais, quer como actor quer como produtor. Em 2013 decidiu fundar a sua própria empresa de produção e distribuição de espectáculos, a Marmore - Gestão e Distribuição Cultural. Desde aí dedicou-se profissionalmente às tarefas de distribuição de espectáculos de companhias de Espanha e Portugal em todo o território Ibérico e Iberoamericano. Também a produção própria ocupa um lugar de destaque na sua actividade com a criação de espectáculos como “Você é Lucía”, “El Princi-Pato” ou “A Ciudad Inventada”, além de várias outras co- produções. Caracterizando-se por uma clara vocação internacional e de um envolvimento empenhado com o processo criativo dos espectáculos, a Marmore Producciones trabalha actualmente com companhias como a Companhia do Chapitô, ESTE – Estação Teatral, Peripécia Teatro, Ajidanha, Las Niñas de Cádiz, Gorakada, La Chana Teatro, David Moreno & Cía, ou Viridiana. Integra diferentes associações do sector das artes performativas em Espanha como a ADGAE e AGCEX.