Vai acontecer:

sábado | 27 Novembro

21:30h - Auditório do Salão Paroquial de Avanca

Fala aos Bichos

O Actor Rui vai interpretar São Francisco de Assis num espectáculo dirigido pelo Encenador Marco Paiva onde se pretende explorar as contradições do tardo-capitalismo e desconstruir as teses neoliberais dialogando com a vida e exemplo do fundador da ordem dos franciscanos. Como método de preparação para a criação do papel, o Encenador Marco Paiva ter-lhe-á sugerido que pudesse fazer, por exemplo, uma peregrinação a Roma onde pudesse ver, se calhar, o Papa Francisco. Coisa que é levada muito a sério pelo Actor Rui – uma sugestão que se provará ser a pior ideia que um encenador poderia ter tido.

Saber mais

domingo | 5 Dezembro

16:00h - Auditório do Salão Paroquial de Avanca

Desastre Nu

A humanidade cheira mal. Quatro actores interpretam 12 personagens que revelam de forma seriamente absurda a realidade do estado em que se encontra o mundo, os sistemas, as pessoas… e os cheiros.Um espectáculo cheio de humor sarcástico que nos permite uma reflexão sobre a condição do ser. Um texto de hoje e de sempre sobre a tomada de consciência do ser individual e social. No palco, questionamos as forças que movem o mundo, a nossa existência… e sim, detectamos que cheiramos muito, muito mal.

Saber mais


Aconteceu.

de 27 de Setembro até 4 de Outubro

Open Call | Residência Artística

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, lança um OPEN CALL com o objectivo de criar condições ao esenvolvimento de projectos artísticos em fase de experimentação e de criação na área do Novo-Circo. Sendo um festival de encontros, procuraremos alavancar e estimular a criação interdiscicplinar no cruzamento entre o teatro e o circo através de uma residência artística.

Saber mais

domingo | 4 junho

16:00 - Auditório do de Avanca

Naperon e Bibelot

Numa estante de sala, numa cómoda ou até numa mesa de cabeceira prevaleciam dois elementos decorativos de grande relevo nos anos 80 e 90. Um bibelot sobre um naperon. Companheiros inseparavéis de várias prateleiras e de várias televisões ofereciam-nos diversas formas estéticas , desde o barroco a uma panóplia de profissões e de costumes sugerindo um ambiente rural.

Saber mais

sábado | 12 junho

10:00 - Auditório do Salão Paroquial de Avanca

Masterclass de Teatro de Improviso

Pretende-se trabalhar a capacidade de improviso numa perspectiva teatral de uma forma lúdica. Os participantes terão como missão criar cenas curtas, em que as suas personagens tenham problemas para resolver. Estes serão incentivados a ser criativos, espontâneos, honestos e generosos para poderem superar os diversos obstáculos com que se irão deparar.

Saber mais

domingo | 27 junho

10:00 - Escola Primária de Água Levada

Workshop de construção de Marionetas

Workshop de construção de uma marioneta a partir de volumes de poliuretano e tecidos. A linguagem resultante é minimal, sem expressão e sem cor, para que toda o gesto e feição seja criado pelo movimento. Usar formas e panejamentos em conjunto e transformá-los em arte e/ou um instrumento de cena, uma marioneta.

Saber mais

quinta-feira | 22 Abril

10:30 - Sala Online

Três Histórias com Robertos

Marionetas da Feira

Uma apresentação com as mais populares cenas de Robertos de Portugal e da nossa companhia. A celebração de uma das mais antigas artes de rua apresentada em palco. Compilação de 3 histórias num grande espectáculo de palco para toda a familia. As desventuras no 'Castelo Assombrado', 'O Barbeiro' e a 'Tourada'. Uma saga de teatro de fantoches numa técnica centenária denominada de Teatro Dom Roberto. Saber mais


sexta-feira | 23 Abril

20:45 - Auditório do Centro Paroquial

Corpo Suspenso

de Rita Neves

Há memórias que me acompanham desde a infância e, nesse tempo, eu não tinha um enquadramento para elas. Lembro-me do meu pai e de outros homens que se encontravam por causa de uma guerra que eu, em criança, desconhecia. Contavam episódios desconexos, alguns sussurrados. Com a recordação destes episódios veio a ideia de que os corpos transportam memórias. O que terá ficado nos nossos corpos da Guerra Colonial? Percorro, neste momento, este arquivo de memórias, o nosso Corpo Suspenso, em cena.

Saber mais

sábado | 24 Abril

11:00 - Auditório do Centro Paroquial de Avanca

Ervilha no Topo do Bolo

Colectivo de Improviso

Os Ervilha no Topo do Bolo são um Colectivo de Improviso formado em 2019 no Porto. Dividem o seu trabalho em espetáculos de improviso em tempo real ao vivo e online, mantendo o seu foco de investigação na interação e criação em tempo real com o público. Composto por quatro improvisadores e uma produtora os Os Ervilha no Topo do Bolo unem as ferramentas necessárias para fazerem renascer o teatro de improviso no Norte e dar-lhe forma nos nossos dias.

Saber mais

sábado | 30 Abril

20:45 - Cine-Teatro de Estarreja

CAR12

A grande Viagem

Espetáculo músico-teatral, sem palavras, humorado, inventivo, simples, liberto, emotivo, genuíno.

Um dueto em viagem num veículo surpreendente! Uma dramaturgia mágica, humorada e emocionante. Uma andança divertida e comovente onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos [mais de uma dezena] especialmente para esta criação artística. Sem palavras, ou melhor, com a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, melodias e atitudes teatrais dos intérpretes.

Saber mais